O que não comer antes de qualquer esforço demasiado
O que não comer antes de qualquer esforço demasiado
O que não comer? Uma coisa é certa, se você é atleta ou realiza muito esforço físico já tem conhecimento do quanto a alimentação influencia positiva ou negativamente neste processo, e certamente não é antes de uma prova importante que você deve estar atento a ela pois não pretende colocar tudo a perder. O alimento errado pode gerar indigestão e colocar abaixo as vezes meses de prática de exercícios. Portanto, lá vão mais algumas dicas para que seu desempenho seja ainda maior.
Onde estão as nossas reservas de energia?
O músculo e o fígado são os principais locais que armazenam nossas reservas energéticas. Para que elas se constituam há uma demora média de 6 a 8 horas, ou seja, não é a alimentação realizada 3 horas antes do esforço físico que vai mudar alguma coisa em seu desempenho. Essas refeições realizadas antes dos esforços físicos só reafirmam o estilo de alimentação que você já vinha tendo e servem principalmente para os primeiros momentos dos seus esforços.
Elas são responsáveis ainda por controlar o índice de açúcar na corrente sanguínea e por isso os hidratos de carbono (glicídios) são indispensáveis nesta refeição.
O efeito do açúcar nos primeiros instantes é uma armadilha. É muito comum cometer este erro acreditando que o açúcar simples, em si, pode responder pela necessidade de glicemia (energia) que o atleta precisa. Na verdade o que ele faz é provocar um pico de glicemia no organismo e em resposta ele liberada a insulina. As células absorvem muito rapidamente esse nutriente, deixando o atleta sem energia novamente. O correto seria combinar fontes de hidratos de carbono complexos com outros simples. Fontes de hidratos de carbono: Nome difícil, não? Vamos simplificar. Os Glicídios, devem compor grande parte da nossa alimentação diária (55 a 75%). São decompostos no organismo através da ação de enzimas específicas até sua forma básica, para serem metabolizadas e absorvidas.
Quando você tem uma alimentação regrada e rica em hidrocarbonetos, a tendência é que seu organismo tenha um funcionamento adequado,que você consiga ter um redução de peso, já que seus níveis de saciedade são regulados, além de seus efeitos na glicemia, pois são ricos em fibra alimentar e minerais.
Alimentos com altos índices de hidrocarbonetos
Grupos: Cereais – arroz, pão, espaguetes, macarrão, massas em geral, etc… Prefira estes alimentos nas versões integrais. Turbérculos – batata, batata-doce Frutas, vegetais e legumes: maçã, pera, espinafre, alface, uva, ameixa, morango, damasco, cenoura, repolho, quiabo, etc.. Agora o que não se pode comer… Deve-se evitar alimentos que atrasam a digestão como fibras e gorduras (demoram para serem metabolizadas). Por isso prefira produtos em que as gorduras são mais fáceis de serem absorvidas como amendoins, amêndoas, etc. Estes alimentos ainda ajudam a controlar o nível de glicose no sangue. EVITE:
Leite Carne (branca e vermelha) Frutas que causam asia, como a banana Feijão (e outras leguminosas secas, como a lentilha)
Algumas dicas para antes de grade esforço físico:
- Se for muito grande o esforço, procure realizar refeição de 3 a 3:30 horas antes, se não for tão pesado realize de 1 a 1:30 hora antes.
- Não tome água durante as refeições, ela vai dificultar a digestão dos alimentos. Comece tomar no mínimo meia hora depois e aos poucos.
- Se bater muita fome antes da partida, reforce com amendoin, amendoas, passas, ou outro produto em que as gorduras são mais fáceis de serem absorvidas.
- Procure manter um rotina. Faça teste antes, para que nada fuja do esperado.
Procure sempre comer em um intervalo de tempo de 3 em 3 horas, sempre devagar, mastigando e saboreando bem os alimentos.