Emagreci. Como não engordar de novo?
Emagreci. Como não engordar de novo?
O que fazer para não engordar de novo após uma dieta? Esta é a dúvida que permeia os pensamentos de todos os que se esforçam para atingir seu peso ideal e temem, após algum tempo, se ver novamente às voltas com o ponteiro da balança. Como fazer para que isso não ocorra, parte, antes, do início de tudo, do que você fez para perder peso e do que está disposto fazer para mantê-lo.
Na verdade, a escolha do melhor caminho é o que vai definir seu futuro e sua felicidade com a nova forma adquirida. Para quem opta por uma estratégia moderada com dietas que visam o longo prazo e têm consciência de que resultados satisfatórios virão com o tempo, tanto melhor. Por outro lado, para quem busca uma perda rápida de peso, há a necessidade de conscientizar-se de que somente uma dieta mais radical ou restritiva trará resultados tão somente no curto prazo e, se deseja a manutenção do peso muito terá que fazer e mudar para atingir os objetivos desejados.
A ajuda dos especialistas
Em qualquer caso, como sempre frisamos, o ideal – e correto – é que antes de iniciar qualquer dieta ou qualquer regime, que se busque aconselhamento médico. Exames precisarão ser feitos e somente ele poderá prescrevê-los e analisar como você está, quais são seus eventuais problemas e indicará o melhor caminho a seguir. Para definir sua dieta, seja o endocrinologista ou o nutricionista, eles são os profissionais aptos a apontar o que deve e o que não deve entrar em sua dieta.
Quanto às atividades físicas indicadas, academias ou vilas olímpicas estão cheias de profissionais sérios, com competência suficiente para indicar o que deve fazer e prestar-lhe toda assistência necessária. Ou seja, qualquer um pode emagrecer de forma saudável e não engordar de novo.
Visando o longo prazo
Quem busca resultados no longo prazo recorre a dietas pouco restritivas. Sua base é o respeito pela alimentação em corretas porções de todos os grupos alimentares. Um dos exemplos clássicos é a dieta do Mediterrâneo, rica em todos os tipos de nutrientes importantes para o organismo. Dietas deste tipo não trazem perdas substanciais de peso em poucos dias, mas sim com o decorrer do tempo e como se trata de um processo de mudança de hábitos alimentares, a preocupação em não engordar de novo inexiste.
E no curto prazo?
Dietas que visam perda de peso em curto espaço de tempo, não são de forma alguma condenáveis. Se determinada pessoa, que possua uma rotina saudável, por um motivo ou outro, necessita perder uma pequena quantidade de peso, pode ter como indicação alguma dieta restritiva por um período de uma ou duas semanas e a partir do momento que atinge seu objetivo, retoma sua rotina normal. Quem precisa ter a preocupação em não engordar de novo após uma dieta como esta são aqueles que não possuem rotina saudável e creem que apenas fazendo uma dieta dessas irá resolver seu problema de forma definitiva – isso é um enorme engano.
Orientações saudáveis
Algumas orientações (ou se preferir: dicas) para se perder peso de forma consistente e não engordar de novo são:
- Dietas restritivas somente em casos excepcionais;
- Regime alimentar eficiente é aquele que ajuda a emagrecer sem sofrimento e faz bem a seu organismo como um todo;
- Toda mudança requer esforço e disciplina, no caso da mudança de hábitos alimentares não seria diferente;
- Todos os grupos alimentares devem constar em seu cardápio, cada um em sua devida proporção;
- Atividades físicas são essenciais, são os maiores aliados para quem busca uma vida saudável;
- Procure estar sempre bem assistido por profissionais de sua confiança.
Nosso organismo precisa de tempo para assimilar qualquer mudança, estudos comprovam que pode levar de dois a três anos para que um programa de reeducação alimentar, por exemplo, seja totalmente assimilado por ele. Isso quer dizer que, muito antes deste período, você já pode estar na fase de manutenção de peso, já estará mais que acostumado com sua dieta e suas atividades físicas, porém seu organismo ainda terá guardada a memória dos tempos em que você pensava em como não engordar de novo. Em outras palavras, você pode até nem mesmo ter esta preocupação, mas saiba que seu organismo ainda lembra-se de quando necessitava de determinados nutrientes que antes você não evitava.