Emagreci, como manter?
Emagreci, como manter?
Uma das grandes preocupações quando uma pessoa alcança seu primeiro objetivo que é emagrecer reside no fato da manutenção. Então, surge uma pergunta: “emagreci, como manter?” Da mesma forma que os quilos extras não surgiram da noite para o dia, muito menos sua perda aconteceu assim, manter o peso desejado também não se iniciar em um passo de mágica.
Quando falamos em manutenção de peso, referimo-nos a mudança de hábitos e isso só se faz pensando no longo prazo. Por isso, a conscientização sobre como ter uma vida saudável extrapola o simples desejo de fazer uma dieta para perder peso. Do contrário, o indivíduo viverá uma eterna luta contra a balança e, em muitos casos, seguindo por caminhos que podem ser mais maléficos que benéficos. Arriscando-se com dietas e regimes sem a menor comprovação de eficácia e, pior, sem a devida noção de como anda, realmente, sua saúde. E a cada nova dieta, a cada “objetivo conquistado, aquela pergunta voltará: emagreci, como manter? E esta terá um peso cada vez maior em sua consciência.
Emagreci, como manter? – três aspectos
Vamos abordar três aspectos, ou hipóteses que, geralmente, as pessoas se encontram nesta encruzilhada do “emagreci, como manter?”.
- A primeira diz respeito às pessoas que já possuem uma rotina saudável, no entanto, por um motivo qualquer, ganharam quilinhos a mais. Esta é a condição mais simples de todas, pois corresponde a uma situação passageira, em que basta à pessoa retomar sua rotina, podendo, por um curto período, dar um “gás a mais” para acelerar sua perda de peso, e seguir retomar sua rotina normal;
- A segunda diz respeito àquelas pessoas que precisam perder pouco peso, no entanto, ainda não têm uma vida saudável. Neste caso, perder peso pode ser fácil, tranquilo, no entanto, é necessário que o indivíduo conscientize-se de que é necessário mudar alguns hábitos, criar uma nova rotina, senão corre-se o risco de entrar num ciclo vicioso de engorda-emagrece que, uma hora cobrará seu preço, especialmente para os que começam com dietas da moda, com ausências prolongadas de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, etc.
- Já o terceiro aspecto diz respeito àqueles que, além de não terem uma vida saudável, com uma boa alimentação e prática de exercícios regulares, ainda perder muito peso. Aqui se encontra como pessoas com sobrepeso ou obesidade em seus mais variados níveis. Em casos como este, é condição prioritária a ajuda e acompanhamento de especialistas. Em primeiro lugar, porque será necessário diagnosticar a situação real do paciente e, em segundo, definir com base neste diagnóstico, qual será o melhor tratamento para ele e ainda fazer o devido acompanhamento.
Engana-se quem acredita que somente o último caso requer atenção. Para todas as situações, todos os cuidados devem ser tomados. Uma pessoa que já tenha uma rotina saudável, por si só já possui um grau determinado de disciplina, mas isso não quer dizer que você pode cometer algum erro em sua busca pela perda dos tais quilinhos a mais ou até exagerar nesta busca, ocasionando problemas graves em sua saúde.
No segundo caso, pode ser muito fácil obter a resposta para o “emagreci: como manter?”, Mas, é justamente neste grupo que aparecem os “criativos” e curiosos que, não obrigatórios, estão dispostos a fazer qualquer coisa para atingir o peso que julgam ser ideal, muitas vezes sem a mínima noção do que estão realmente fazendo com sua saúde.
Por fim, o último caso, que o princípio parece ser mais complexo, uma vez que têm o complicador de terem que perder mais peso, ao fim e ao cabo pode se considerar o grupo mais tranquilo. E o motivo é simples: a condição de terem que ter o devido acompanhamento. A busca por uma solução, através de especialistas já é mostra que surge aí uma conscientização positiva, seguir como devidas recomendações e orientações, ou seja, ter disciplina é o segundo passo. Por fim, ao alterar do ciclo vicioso, a tendência é que seja criado um ciclo virtuoso, pois, a partir do momento em que os resultados aparecem, é fato que a pessoa não desejará mais retornar à condição anterior, isso encerra a questão “ emagreci, como manter? ” de forma categórica.