Efeito sanfona: como evitar?
Efeito sanfona: como evitar?
Quem nunca fez, ou pensou em fazer, um regime e teve receios de, em pouco tempo, “ganhar” todo peso de volta? Ou ainda, quantas pessoas lutam contra o chamado efeito sanfona? Difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar nisso ou, pelo menos, tem essa preocupação. Mas o que é exatamente o efeito sanfona? Quais as causas? E como evitá-lo?
O efeito sanfona ocorre, normalmente, em pessoas que adotam dietas muito restritivas em busca de rápida redução de peso. E, como ocorre na maioria dos casos, essas pessoas não têm hábitos dos mais saudáveis, com dietas controladas e atividades físicas regulares. Passado o período da dieta “milagrosa” e com o eventual retorno aos hábitos anteriores a tendência é a triste recuperação do peso perdido, a busca de uma nova dieta e todo processo se reinicia. Com o passar do tempo, os malefícios ao organismo logo surgirão.
Mas, por que ocorre o efeito sanfona?
Em primeiro lugar é preciso dizer que, segundo especialistas nosso “organismo mantém uma espécie de memória metabólica, com a tendência a retornar ao estado anterior, após sofrer alteração”, como frisa o nutrólogo Cristiano Merheb da Associação Brasileira de Nutrologia. Esta é a chave para entender o que ocorre com nosso organismo quando fazemos as dietas muito restritivas, que em um primeiro momento alcançam seu objetivo, mas que, por si só não devem ser prolongadas e seus adeptos não devem ficar reféns delas.
A primeira reação de seu organismo é reduzir o metabolismo, uma vez que percebe a perda de calorias. Enquanto você estiver na dieta, tudo bem, você até consegue suportar os anseios do organismo por determinados nutrientes que estão sendo consumidos abaixo do que ele entende como normal – mas depois… Nada mais normal que uma simples e disfarçada ansiedade para, pouco a pouco, voltar a ingerir em excesso estes nutrientes.
Se o regime, ou simples dieta, que escolheu fazer não visar mudar seus hábitos alimentares, logo os velhos hábitos voltarão a fazer parte de sua rotina e o pior: estes hábitos estarão mais fortes, portanto, geralmente passa-se a consumir mais que antes e, não muito difícil acontecer, há um aumento ainda maior de peso.
Malefícios do efeito sanfona
Ter uma experiência desta não é nada animadora. E quem tenta duas, três vezes e vê os resultados negativos a cada tentativa? Definitivamente, isso não é bom. Além do descontrole fisiológico citado quando há a eminente variação no metabolismo do corpo, outros malefícios poderão surgir, como:
- Surgimento de estrias e celulites, dado o movimento estica-encolhe;
- Transtornos de ansiedade, primeiro pela ausência de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, depois da própria necessidade da pessoa em não conseguir manter o peso que considera ideal;
- Autoestima prejudicada em decorrência das frustradas tentativas de manutenção do peso ideal;
- Crises de depressão em casos mais graves por pessoas que entram em um ciclo vicioso de dietas e mais dietas sem que se consiga manter, naturalmente, o peso adequado.
O que fazer para evitar o efeito sanfona
Vamos combinar uma coisa: dificilmente, alguém faz apenas uma tentativa frustrada de perder peso, não é mesmo? Normalmente, investe-se muito tempo, dinheiro, esforço e coragem para submeter-se a todo e qualquer tipo de dieta mágica com as mais maravilhosas promessas para, em breve, se arrepender, ficar triste e logo começar uma nova. Então, por que não fazer o certo? Por que não investir tudo isso na busca pelas mudanças que você realmente precisa? Para se evitar o efeito sanfona, nada mais eficaz que mudanças de seus hábitos. Buscar uma alimentação saudável, criar um tempinho para praticar alguma atividade física – por mais simples que seja.
A prática de hábitos saudáveis te leva a perda de peso consistente no longo prazo, a uma efetiva melhora do estado físico de seu organismo, além de muitos outros benefícios que já abordamos aqui em diversos outros artigos. Evitar o efeito sanfona, certamente, é mais fácil do que se possa imaginar, bastar seguir dietas e rotinas saudáveis para sua vida e não cair nas armadilhas de dietas milagrosas que causam mais malefícios que benefícios.
fontes: Abran: www.abran.org.br Abeso: www.abeso.org.br Comece a emagrecer: www.comeceaemagrecer.com.br Saude.ig: www.saude.ig.com.br Corpo em dieta: www.corpoemdieta.com Dicas como emagrecer: www.dicascomoemagrecer.com