Dieta saudável no período puerpério
Dieta saudável no período puerpério
Dieta saudável. O período da gravidez passou e agora o foco em relação à alimentação deve ser direcionado ao período puerpério, também conhecido como pós-parto. Este período durante de seis a oito semanas, encerrando apenas quando houver o retorno da menstruação. Durante essas semanas, as modificações físicas são intensas, é o momento que os órgãos se recuperam das mudanças que ocorreram ao longo da gravidez e durante o parto. Também nessa fase inicia-se a lactação.
Os primeiros cuidados
Nos dias inicias, é preferível que sejam ingeridos líquidos de fácil digestão. Após, é preciso estabelecer uma dieta completa, que forneça média de 2.500 kcal/dia, visando manter o estado nutricional equilibrado, o intestino funcionando e a produção de leite regular.
Especialistas informam que o consumo de proteínas deve ser mais intenso nesse período, optando pela ingestão de leite, ovos, leguminosas, carnes magras, soja e peixes. As fibras vegetais também são de extrema importância, elas podem ser encontradas em germe de trigo, legumes, verduras e farelo de trigo.
DICA IMPORTANTE: Evite açúcar, gordura animal, farinha refinada, frituras e bebida alcoólica.
O que pode causar cólica no bebê?
Deve-se estar atenta a tudo que se ingere, pois as substâncias chegam até o bebê por meio do leite materno. Não há como especificar com precisão os alimentos que possam causar cólicas no bebê, pois uma criança é diferente da outra, possuindo fragilidades distintas. O método mais eficaz é testar os alimentos um a um, observando as reações do bebê para então estabelecer o que deve ser excluído ou mantido na alimentação. Em geral, há comidas ingeridas pela mãe que com mais freqüência causa incômodos na criança, entre elas estão: feijão, oleaginosas, repolho, cebola, chocolate e leite de vaca.
DICA IMPORTANTE: Fez cesariana? É necessário ingerir comidas ricas em cálcio e ferro, além de colágeno para auxiliar na cicatrização do corte.
O cardápio no período pós-parto deve ser repleto de frutas, verduras, legumes e cereais, visando não deixar faltar nenhum nutriente para o bebê. Ingerir líquidos (chá, suco de frutas, água) com frequência é fundamental para que o leite tenha excelente qualidade. Assim como o bebê tende a mamar de três em três horas, a mãe também deve se habituar a fazer esse intervalo de tempo.
DICA IMPORTANTE: A mulher não deve, em hipótese alguma, carregar peso. Independente de ser parto normal ou cesárea, atividades como carregar sacolas do supermercado, além do peso da criança, não devem ser feitas. Mulheres submetidas à cesariana devem aguardar pelo menos um mês para fazer esforços maiores. Ao longo das semanas as atividades do cotidiano podem ser retomadas aos poucos.