Dieta Dukan: a dieta da proteína magra

Esta gostando deste site? Quer ter um? Inscreva-se no botão para saber como ter seu próprio site e receber atualizações deste site!

Dieta Dukan: a dieta da proteína magra

dieta dukan 2            Um dos mais conhecidos programas de emagrecimento da atualidade é, sem dúvida, a dieta Dukan. Tanto sucesso, obviamente, traz consigo a polêmica com acusações, muitas das quais, sem o mínimo sentido. O interessante da dieta Dukan é que o programa não se restringe apenas ao que comer, mas como ela deve ser desenvolvida e ainda orienta outros aspectos da vida do indivíduo.

Muitos atribuem o sucesso ao fato de ser também conhecida como a dieta das celebridades, uma vez que figuras conhecidas como a princesa do Reino Unido, Kate Middleton, atrizes como Jennifer Lopez e Penélope Cruz, além da nossa über model Gisele Bündchen. Outros, ao fato de ser seguida por mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo – um número que não se pode desprezar, principalmente, em mundo que, de acordo com números recém-divulgados, 30% da população é considerada obesa e mais de 50% está acima do peso.

Contraindicações, Críticas e riscos da dieta Dukan

            Comecemos com as contraindicações, afinal, qualquer programa de emagrecimento requer cuidados especiais com determinado público. Não à toa, seu médico mesmo tem a responsabilidade de, antes de qualquer coisa, analisar como está sua saúde e daí verificar qual melhor dieta ou programa para você. Mulheres grávidas ou lactantes, portadores de diabetes insulinodependente ou com insuficiência renal crônica, hipertensos em tratamento, além de jovens com menos de 17 anos, não devem fazer a dieta.

            Há os que dizem que a dieta pode trazer problemas para as funções renais e intestinais, mas isto não faz sentido, uma vez que, a base de proteínas, isto só a faz ser positiva para o intestino e melhoram a atividade renal, já que não há restrição quanto ao consumo de água e aveia, por exemplo.

Como funciona a dieta Dukan

            A dieta Dukan, na verdade é um programa que visa o longo prazo. Ou seja, em um primeiro momento visa a perda de peso, com uma fase voltada a perder peso rapidamente, que dura até sete dias e outra com a busca do peso ideal de forma moderada, mas constante.

            A seguir, mais duas fases para conservar e estabilizar o peso considerado ideal. A consolidação onde há a introdução de carboidratos e caminhada e ações de acordo com o peso perdido. Já a estabilização refere-se ao fim da dieta propriamente dita e indicada ações que devem ser seguidas para o resto da vida.

dieta dukan 3Perder peso com a dieta Dukan

            As duas etapas iniciais da dieta Dukan se dão da seguinte forma:

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Esta gostando deste site? Quer ter um? Inscreva-se no botão para saber como ter seu próprio site e receber atualizações deste site!

  1. Fase de ataque: com duração máxima de 7 dias, é a fase mais restritiva (e não deve passar deste período) podendo a pessoa perder cerca de 5Kg e deve ser acompanhada de 20 minutos de caminhada e o consumo de sopa de farelo de aveia diariamente;
  2. Fase de cruzeiro: esta fase varia de acordo com cada pessoa, afinal, cada um tem um objetivo de perda de peso a atingir. A média semanal é de 1Kg perdido, com 30 minutos de caminhada, além do consumo de farelo de aveia;

 

dieta dukan 4Conservar o peso com a dieta Dukan

            As duas etapas desta fase da dieta Dukan são as seguintes:

  1. Fase de consolidação: após atingir o peso considerado ideal, são necessárias ações de acordo com a quantidade de peso perdido, ou seja, a cada peso perdido, são necessárias ações por 10 dias. Como atividade física, 25 minutos de caminhada diária e o consumo de farelo de aveia, além da introdução de carboidratos e lipídeos;
  2. Fase de estabilização: aqui já não há mais dieta propriamente dita e sim, a necessidade de reservar 1 dia para a ingestão de proteínas, a continuidade de ingerir sopa de farelo de aveia e 20 minutos de caminhada

O que consumir na dieta Dukan

            A dieta Dukan preconiza a ingestão de muita proteína magra então, dentre os principais alimentos desta dieta são:

  • Carne de aves, peixes e ovos;
  • Queijos light;
  • Verduras e legumes como alface, tomate, repolho, brócolis, cebola, acelga, berinjela, pimentão, espinafre, couve, agrião e rúcula;
  • Gelatina diet à vontade;
  • Frutas como melão, melancia, abacate, mamão e limão;
  • Indispensável ingerir muita água diariamente, chás e cafés sem açúcar ou com adoçante (sem frutose);

O que não consumir na dieta Dukan

            Alimentos ricos em carboidratos devem ser evitados como:

  • Arroz, trigo e milho;
  • Feijões, grão-de-bico, lentilha;
  • Banana, caqui, castanha ou polpa de coco;
  • Açúcares (sacarose, glicose, lactose, frutose e maltose);
  • Leite, biscoito, farinhas, mel, cerveja, apresuntado, cenoura, macarrão, pudim, etc.

            A dieta Dukan é uma boa saída para quem deseja entrar em um programa de longo prazo, no entanto, deve-se tomar as devidas precauções para saber se seu organismo está preparado para isto e receber o aval de seu médico. Tomar as atitudes corretas, escolher uma dieta adequada para perder peso e seguir a risca todas as indicações. No caso desta dieta, a vantagem é que você tem todo um programa de acompanhamento para fortalecer seus esforços na obtenção de atingir seus objetivos.

 

fontes:
Dieta Dukan: www.dietadukan.com.br
Tua Saúde: www.tuasaude.com

 

 

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Esta gostando deste site? Quer ter um? Inscreva-se no botão para saber como ter seu próprio site e receber atualizações deste site!

dieta dukan 1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.