Cuidados com diabetes
Cuidados com diabetes
Quando uma pessoa fala em cuidados com diabetes, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é que certamente ela não pode mais comer tanto açúcar, doces, pães, massas ou gorduras, não é? Entretanto a doença e as restrições alimentares que ela acarreta estão bem além do que podemos imaginar e muitas vezes são bem mais fáceis do que pensamos, basta que fiquemos atentos às informações que estão a todo momento em nossa volta.
Antes de mais nada, precisamos entender afinal o que é diabetes. Ela surge por dois motivos: ou porque o pâncreas deixa de produzir insulina (tipo 1) ou como uma resposta do corpo aos seus maus hábitos, como sedentarismo e obesidade durante sua vida (tipo 2).
Ou seja, o segredo para não se tornar um diabético é desde cedo, cultivar hábitos de vida saudáveis. Como? A começar pela prática frequente de exercícios físicos, mas sempre moderadamente. Quando há uma prática muito intensa, nesse caso, pode provocar um aumento do metabolismo da glicose, que gera uma hipoglicemia – que pode persistir até horas após os exercícios.
As atividades ainda podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea no corpo. É sempre muito comum dizer que o diabético precisa redobrar os cuidados com o pé, isso se dá por conta da perda de sensibilidade que ele sofre, deixando de sentir as dores.
O outro fator em que o portador da diabetes sempre precisa estar atento é à alimentação e daí voltamos naquele velho ‘segredinho’: comer pouco, com cardápio variado e várias vezes ao dia, principalmente nas principais refeições (café da manhã, almoço e jantar, devem ser intercaladas com lanches leves). Você não precisa deixar de comer nada, nem mesmo o açúcar, apenas é preciso maneirar na quantidade.
Mas para se pensar em qualquer mudança alimentar é necessário, antes de mais nada que você visite um médico e um nutricionista, eles são os profissionais capacitados para ajudar nestas situações.
Para preparar sua dieta eles deverão analisar seus níveis glicêmicos e de colesterol, seu peso, a freqüência da prática de atividade física e o que anda comendo.
Confira algumas dicas de alimentos que o diabético deve optar:
Arroz, pães e massa integrais: ricos em fibras que melhoram a atuação da insulina no corpo, prefira sempre produtos integrais pois são lentamente digeridos pelo organismo, liberando a glicose em pequenas doses.
Doces: eles não precisam ser totalmente extintos da dieta de um diabético, portanto quando consumidos deve-se compensar com a ingestão de menos carboidratos durante o restante do dia e se o paciente é dependente de insulina, aumentar a dose. Importante lembrar que eles devem ser consumidos raramente e sempre com cuidados com a quantidade.
Frutas: embora sejam mais saudáveis que outros produtos com carboidratos simples, elas também possuem grandes quantidades de glicose. É importante que sejam consumidas moderamente (3 a 4, por dia) e com preferência as menos calóricas.
O caso do suco de frutas é de se pensar. Eles exigem que as porções diárias sejam alcaçadas em apenas um copo, por isso opte pelas frutas in natura.
Leite e derivados: prefira a versão do leite desnatados e seus derivados com menos gordura, caso do queijo. A ideia que eles contêm menos cálcio e proteínas que as versões integrais é um mito.
Carne: carnes brancas como o peixe e o frango também contêm proteínas e vitaminas B12, mas isso não quer dizer que a carne vermelha deve deixar de ser consumida. É importante que nesse caso haja uma escolha mais saudável que cortes que contenham menor quantidade de gordura saturada.
Prefira, sobretudo, a carne de peixe nas versões grelhadas, eles são os mais recomendados entre as carnes brancas. Prefira peixes ricos em gorduras boas como o salmão e a sardinha, mas como sempre, não exagere pois eles também são muito calóricos.
Legumes e verduras: estes você deve comer à vontade, eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes.
Atenção para alimentos Diet e Light, eles não devem ser consumidos de maneira exagerada. É sempre muito importante conferir o rótulo desses produtos, uma vez que nem todos dessas categorias são totalmente isentos de açúcar.