Cuidado com alimentos que podem ser perigosos para o bebê
Até os primeiros anos de idade, o organismo do bebê é bastante frágil quanto aos alimentos novos, portanto deve-se estar atento a algumas comidas que podem ser perigosas para o pequeno. A Sociedade Brasileira de Pediatria definiu alguns alimentos que precisam de atenção, por serem mais propensos a provocar alergias. Veja:
Leite de vaca
O bebê não deve ingerir leite de vaca antes de completar um ano de idade, pois a digestão é lenta, podendo causar anemia, constipação intestinal e intolerâncias alimentares.
Morangos
Embora o sabor seja tentador, espere que o bebê tenha pelo menos dois anos de idade, isso porque há muito agrotóxico presente nessa fruta.
Mel
Esse é aconselhável após o bebê completar um ano, isso porque o mel pode conter um tipo de toxina capaz de desenvolver uma forma de botulismo (intoxicação alimentar) em crianças com poucos meses de vida, pois a flora intestinal é frágil, dificultando o combate da bactéria.
Amendoim e nozes
Os casos de alergia com nozes e amendoim não são poucos, portanto espere o bebê completar um ano para oferecer a ele. Se houver histórico de alergia na família, o cuidado deve ser ainda maior.
este
Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, a partir dos seis meses de vida a criança já pode provar ovo. Como anteriormente era indicada a ingestão somente a partir do 9º mês, veja com o pediatra qual a orientação mais adequada.
Frutos do mar
Assim como amendoim e nozes, os frutos do mar podem despertar fortes reações alérgicas, portanto, ofereça apenas o primeiro ano de vida.
Peixe
Os peixes podem ser incorporados a partir do 6º mês de vida da criança, mas tenha cautela em retirar toda a espinha.