Como regular o ciclo menstrual apenas com o auxílio da alimentação!
Como regular o ciclo menstrual apenas com o auxílio da alimentação!
Como regular o ciclo menstrual , períodos menstruais irregulares, ausência de menstruação… são tantas questões que envolvem um ciclo menstrual desregulado. Se você possui um ciclo menstrual de 20 dias, entre os dias 12 e 16 ocorre a ovulação, porém ela pode variar conforme os exercícios que você pratica, seu nível de estresse e os alimentos que você consome. O “normal” é que a ovulação aconteça cerca de 8 – 11, mas conforme itens citados anteriormente pode variar de mulher para mulher.
Seu ciclo está irregular? Assim como o período menstrual interfere nas nossas vontades em relação à comida, o que ingerimos de comida também tem poder de afetar o nosso ciclo menstrual. Isso porque tudo que é produzido no nosso organismo é composto por nutrientes, inclusive os hormônios. Dessa forma, qualquer deficiência nutricional pode prejudicar os processos orgânicos. Algumas mudanças alimentares podem auxiliar para que tudo volte (ou comece) a ficar normal.
Vamos a dicas de “Como regular o ciclo menstrual”.
– Comer com moderação alimentos da linha branca pode auxiliar (açúcar, farinha branca, pão branco, batata branca, macarrão branco e arroz branco).
– Ingerir proteínas vegetais é extremamente benéfico (nozes, amêndoas, amendoim, sardinhas enlatadas, ovos cozidos, queijo e batatas fritas de soja).
– Vitamina D auxilia na estabilização dos hormônios, é possível encontrar em alimentos como salmão, sardinha, lácteos, gemas de ovos, atum e óleo de fígado de bacalhau.
– Chocolates com, pelo menos, 70% de cacau possuem grande quantidade de flavonóides e dopanima, auxiliando na microcirculação e na sensação de bem-estar.
DICA IMPORTANTE 1: Se você está de dieta, visando emagrecer, fique atenta para que nenhum nutriente deixe de ser ingerido.
Muita cólica durante o período menstrual?
Além da Tensão Pré-Menstrual, famosa TPM, boa parte das mulheres sofre com as cólicas, dor concentrada na região pélvica, no baixo ventre. As mulheres podem contar com determinados alimentos para amenizar as dores. Conheça-os:
Ácidos graxos: esses são compostos de propriedades anti-inflamatórias. É possível encontrar nas sementes de abóbora e linhaça, nozes, amêndoas, abacate, peixes e azeite extra-virgem.
Leites e derivados: esses possuem grande concentração de cálcio, substância que age na musculatura lisa do útero, reduzindo as contrações musculares, causadoras da cólica.
Hortaliças: com elas a sensação de inchaço fica reduzida, a digestão é facilitada e as dores amenizadas. Entre as recomendadas estão a cenoura, o couve, o agrião e o tomate.
Frutas: por possuir açúcar natural e muito líquido, ajudam a aliviar a sensação exagerada de fome e ansiedade. Inclua no cardápio pela manga, melão e abacaxi.
Chás: são eficientes para amenizar cólicas e dores os chás de louro, de artemísia e canela.
DICA IMPORTANTE 2: Além da alimentação, estratégias terapêuticas podem complementar para que você sinta-se mais leve durante o período menstrual – massagem relaxante, acupuntura ou reflexologia.