Como emagrecer a partir do cérebro?
Como emagrecer a partir do cérebro?
Existem várias maneiras que possibilitam afirmar que há como emagrecer a partir do cérebro. Podemos explorar aspectos, de fundo negativo ou prejudicial, a partir de substâncias que agem causando dependência, já outras substâncias, com ação direta ou indireta, mas que são benéficas. Ou explorar aspectos relativos a alimentação que, além de fortalecer o cérebro, ainda são favoráveis ao organismo. E, por fim, abordar a relação cérebro-mente e sua eficácia quando nosso objetivo é emagrecer.
Qualquer pessoa que busque uma melhor forma física, precisa ter em mente que nada se faz sozinho. Qualquer especialista responsável indicará ou orientará a quem procurar seus serviços que conjugue uma série de ações, seja uma boa dieta com a prática de exercícios regulares, seja com o incremento de algum suplemento alimentar ou medicamento.
De todas as práticas usuais das menos indicadas é fazer uso de produtos que causam dependência e que foram banidos em diversos países, como o grupo das anfetaminas (fenproporex, metanfetamina e dietilpropiona) que, entre outros efeitos podem causar lesões cerebrais, alterações psíquicas e overdose. Apesar de proibidas, infelizmente, muitos ainda optam pelo risco adquirindo produtos no mercado clandestino, especialmente, na internet.
Melhor caminho que este é seguir dietas que contenham substâncias aprovadas pelas agências reguladoras, em nosso caso a ANVISA, que podem agir direta ou indiretamente no cérebro, substâncias que agem no sistema digestório, por exemplo, mas que estimulam os neurotransmissores cerebrais responsáveis pela sensação de saciedade.
Você também pode escolher como emagrecer a partir do cérebro, através de uma dieta específica para ele. Ou seja, dietas específicas para fortalecimento do cérebro, já foram comprovadas que também favorecem o restante do corpo, ou, em uma palavra: emagrece. Isto porque diversos elementos destas dietas favorecem o restante do organismo, seja por conterem pouca gordura, seja por auxiliarem na quebra da gordura já presente no organismo, seja também pelo efeito de saciedade que provocam. A conhecida dieta do Mediterrâneo é uma delas, assim alimentos da tradicional culinária oriental, essas dietas são ricas em proteínas e fibras, por exemplo.
Emagrecer a partir da mente
Mas como emagrecer a partir do cérebro quando tratamos de sua relação com a mente? Antes de qualquer coisa precisamos diferenciar cérebro de mente. Afinal, a despeito do que muitos pensam, ainda existe certa confusão. Pois vejamos:
- Cérebro: é tão somente um corpo físico, que pode ser tocado, fotografado. Ok. É nosso principal órgão, controla o corpo inteiro, mas o importante a ressaltar aqui é que ele é apenas um corpo físico;
- Mente: ela não tem um corpo físico, ou como dizem os budistas, é um continuum sem forma. Sem entrar em pormenores, o que renderia um outro artigo, sua função é perceber e interpretar e suas ações refletem no corpo físico (em todo ele!).
Entender como funciona nossa mente é a chave para se conseguir atingir muitos objetivos em nossa vida. É ter ciência de que ela pode, inclusive, nos sabotar, que evitamos muitos dissabores e frustrações. Não estamos falando aqui de esoterismo ou qualquer coisa do gênero. A velha máxima “somos aquilo que acreditamos ser” é real. Ou então, porque você acha que pessoas positivas são mais felizes? Ou ainda, pessoas persistentes alcançam mais seus objetivos do que aqueles que são, digamos, derrotados por natureza?
Usando a mente a seu favor
Pense no seguinte: sabe aquele carinha que vai à academia ou pratica exercícios regularmente, alimenta-se de forma saudável, faz exames com a regularidade indicada e comumente tem resultados positivos? Pois bem, consciente ou não, ele se programou para isso. Internamente, ele buscou (ou busca) este tipo de resultado. Se um dia ele esteve acima do peso, percebeu que precisava mudar e mudou. A reprogramação mental funciona assim. Conscientemente, você reprograma sua mente para alcançar algum objetivo ou para mudar radicalmente a sua forma de viver. A quem chame isso de truque, mas não, não é. É simplesmente, você fazendo com que sua mente trabalhe a seu favor. Siga um esquema simples:
- Para começar, defina seu objetivo, sem invencionices, óbvio. Seja realista;
- Defina o que pretende fazer para mudar;
- Analise seus hábitos sociais, alimentares, até mesmo como enxerga a si e ao mundo. Reflita a respeito deles e compreenda que precisará esforçar-se muito, que terá que romper com diversos paradigmas pessoais;
- Crie uma imagem, ou melhor, a imagem que deseja de si – não apenas física, mas também a forma como pretende agir e pensar a vida – e vá em frente;
- Existem diversas técnicas de reprogramação mental, procure saber qual é a mais adequada ou a que se sente mais à vontade. Não importa se é a mais elaborada ou mais simples. Importante, é crer em sua capacidade de reverter as ações de sua mente e por em prática esta crença.
Assim como você acostumou sua mente a trabalhar de uma maneira, ela se acostumará a trabalhar de outra e tudo fluirá com mais tranquilidade. E com os resultados você terá mais empenho para continuar e atingir seus objetivos. De tantas formas que existem, se opta por buscar como emagrecer a partir do cérebro, porque não fazê-lo a partir de sua mente, afinal, ambos estão intimamente ligados. Além de emagrecer, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais de si, de seus limites e suas capacidades.