Atividades físicas e meu regime
Meu regime: incluindo atividades físicas no regime
A importância dada à prática de atividades físicas remonta a Grécia Antiga, não que antes ignorassem a prática. Mas foi no berço da civilização ocidental que ganhou vulto e foi tratada como questão de Estado, uma vez que inicialmente, visava exercícios com fins militares. Platão, um de seus maiores entusiastas, a introduziu nos pilares da educação helênica para crianças e jovens, assim como as letras e a música.
A importância de incluir atividades físicas no regime ou nas práticas saudáveis de uma pessoa é fundamental. Pois, por um lado, traz benefícios à saúde mental, uma vez que auxilia na regulação de substâncias do sistema nervoso central, melhora o fluxo de sangue no cérebro, e alivia o stress e a ansiedade – uma ótima indicação para o tratamento da depressão. E ainda pode exercer efeitos positivos no convívio social do indivíduo, seja nas relações profissionais, seja nas pessoais.
Do ponto de vista da saúde física, a inclusão de atividades físicas no regime de uma pessoa mostra favorável pela efetiva perda de peso e redução da gordura corporal, como também a redução da pressão arterial, melhora da diabetes, diminuição do colesterol total, e aumento do colesterol bom. Tudo isto, beneficia a redução de riscos de doenças cardiovasculares.
Como escolher as melhores atividades físicas?
A inclusão de atividades físicas no regime poderá ser feita por diversas escolhas diferentes, tais como:
- Preferência pessoal: o importante é que a pessoa sinta prazer na atividade física escolhida. Praticar uma atividade, apenas por obrigação, em pouco tempo fará com que pare ou não a pratique com a regularidade adequada;
- Aptidão: o ideal é que a pessoa identifique que tipos de atividades físicas tem aptidão, isso facilita sua prática e a faz desenvolver-se melhor;
- Riscos: toda atividade física tem riscos de lesão associados, o importante aqui é que se tenha consciência destes riscos e evitá-los caso saiba da existência de predisposições. Primeiro, para evitar lesões e, segundo, uma melhor condução da prática escolhida.
Recomendações importantes
A partir do momento em que se decide incluir atividades físicas no regime e que se defina qual será esta atividade, o indivíduo precisa tomar algumas precauções. Embora, mais do que conhecidas, sempre é bom lembrar:
- Respeitar seus limites;
- Iniciar as atividades de forma lenta e gradual;
- Praticar a atividade somente quando estiver se sentindo bem;
- Manter seu médico, devidamente, informado sobre sua prática;
- Dar preferência a práticas com acompanhamento ou orientação de um especialista;
- Ingerir grande quantidade de líquidos antes da prática;
- Alimentar- se até duas horas antes dos exercícios;
- Evitar o fumo;
- Evitar a ingestão de medicamentos que causem sonolência;
Atividades físicas são recomendadas a todas as pessoas e de todas as idades, desde crianças até idosos, cada qual com seu ritmo e sua carga. Seja diária, seja algumas vezes por semana, o importante é incluir atividades físicas no regime. Meia hora de caminhada diária, em muitos casos já é suficiente, especialmente para aqueles que desejam começar a combater o sedentarismo. A chave para uma vida saudável reside em ter um regime onde está, consistentemente, alinhada uma boa carga de atividades físicas com uma alimentação balanceada.