O que não devemos comer de jeito nenhum
O que não devemos comer de jeito nenhum
O que não devemos comer? Bom, para que possamos responder esse pergunta, precisamos olhar para nós e pensar na nossa individualidade, quanto a nossa saúde e estilo de vida e também o nosso objetivo.
É importante que para isso compreendamos primeiramente como deve funcionar nossa alimentação normalmente, para depois adaptarmos ao interesse de cada um.
A boa alimentação contribui com o nosso bem-estar, possibilita máxima saúde ao nosso corpo através do peso e da porcentagem de gordura ali existente dentro dos limites normais e estimula o organismo como um importante defensor imunizando-o de muitas doenças.
Entendamos, portanto, o que responde por uma alimentação correta:
- Várias vezes ao dia: quanto mais vezes o seu organismo estiver recebendo pequenas porções durante todo o dia ele sempre vai ficar alerta aguardando receber mais energia, isso possibilita que ele fique alerta e gaste mais calorias.
- Alimente-se de 3 em 3 horas.
- Equilibrada: digo isto do ponto de vista energético. Conhece a pirâmide alimentar? Baseie-se sempre nela. Os alimentos concentrados em sua base devem ser mais consumidos como carboidratos, frutas e legumes e os menos consumidos os que estão presentes no seu pico como doces, alimentos derivados de gordura animal, carnes e grãos.
- Água: o corpo precisa de muito líquido pata manter-se hidratado durante o dia, afinal ela é responsável por desempenhar muitas funções no nosso organismo. Quanto as calorias, ela não possui nenhuma, dá para usar e abusar do consumo da água.
Estes são alguns principios básicos para uma alimentação saudável para todas as pessoas. Continuando nesta linha de pensamento, baseada nos alimentos contidos na pirâmide alimentar, vamos analisar quais os elementos que temos que ter mais cautela ao comer.
Eles ficam bem no topo da pirâmide e se chamam Energéticos extras, acompanhe alguns exemplos.
Quais alimentos devem ser ingeridos em menor quantidade:
1) Doces e açúcares – Ricos em calorias, pobres em nutrientes: consumo esporadicamente
- Açúcar: principalmente o refinado, é totalmente composto por calorias e nada de valor nutricional. Quando muito consumido ele aumenta o número dos triglicerídeos no corpo, o que pode causar doenças cardiovasculares, futuras. Fora isso, por ser muito calórico, possui muita chances dele deixar o consumidor obesos levando-o a ter colesterol, diabetes, entre outras doenças.
- Refrigerantes: este alimento nós já estamos acostumados a olhar e vê-lo como um vilão mas continuamos consumindo-o. Ele possui muitas substâncias artificiais em sua composição e seu valor nutricional é quase nulo.
- Frituras: a partir do momento em que está quente, o óleo tona-se fonte de gordura saturada graças ao processo químico pelo qual passa. Esse processo ainda é causador das gorduras trans, que responde pelo aumento de doenças cardiovasculares e a piora de toda a saúde da pessoa.
2) Óleos e gorduras – Ricos em gordura e caloria, consumo esporádico
- Margarinas: são feitas com óleos vegetais líquidos hidrogenados, ou seja, gordura trans.O organismo, portanto, não consgue reconhecer essa gordura e metaboliza-la, ficando estacionada no corpo como gordura, aumentando as chances de ter colesterol e doenças cardiovasculares.
Corpo e mente sãos
Estes foram apenas alguns exemplos de produtos que devem ser evitados de modo geral. Como já mencionei acima, é sempre preciso que você esteja atento a sua saúde e quais seus objetivos.
Se tem colesterol, por exemplo, precisa tentar evitar ao máximo alimentos de origem animal ou que contenham gorduras saturadas.
Se tem diabetes, o ideal é que você diminua o consumo de doces e pães e massas, mas claro, não é preciso parar de comer, é só comer menos.
Se quer emagrecer, precisa começar a estar atenta sobre como é sua alimentação, como muito, poucas vezes ao dia? Como rápido? Normalmente só mudando aspectos como estes no dia a dia já resolve seu problema.
Falando em pensar no que está comendo, isto é algo muito importante na alimentação: é preciso ter consciência, alimentar-se com prazer. Seu corpo só você pode cuidar, ninguém mais.
Imagine como fica um organismo que ingere uma montanha de comida, rapidamente… não conseue assimilar nada de nutrientes, afinal ele precisa ‘pensar’.
Os cuidados com a saúde começam com uma boa alimentação, lembre-se!