PIRAMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA
PIRAMIDE ALIMENTAR BRASILEIRA
Como já vimos em outro artigo que falava que a pirâmide alimentar brasileira era um esquema gráfico que indicava qual a proporção de cada tipo de alimento deve ser consumido diariamente.Hoje iremos falar o que aconteceu com a pirâmide alimentar brasileira que foi criada em 199, pois pela primeira vez ela passou por uma reformulação para melhor atender as necessidades das pessoas bem como melhorar a qualidade de vida de nós brasileiros.
A pirâmide alimentar passou por algumas alterações o que mudou é que foi incluído alguns novos alimentos tais como as folhas verdes, peixes como o salmão e sardinha, arroz integral, castanha do pará, entre outros.
Vale lembrar que foram apenas alterados os alimentos, mas as suas proporções continuam a mesma, e a disposição dos grupos de nutrientes também não foi alterado.
A alimentação correta deve ser dividida entre quatro e seis refeições por dia, onde podemos distribui essas refeições em três partes principais sendo o café da manhã, almoço e jantar.
Durante essas refeições principais podemos realizar três lanches intermediários onde devem ser consumidos de 5% a 15% das recomendações diárias de energia.
Alguns motivos fez com que tivessem essa mudança na pirâmide alimentar brasileira, alguns deles iremos ver abaixo.
EXCESSO DE PESO
Como todos nós já sabemos a alimentação saudável e prática em realizar exercícios físicos é a base para quem deseja ter uma vida saudável, e se manter dentro do seu peso ideal. Infelizmente não são todas as pessoas que conseguem dedicar pelo menos 1 hora por dia para realizar algum tipo de atividade física e também não conseguem se alimentar de forma correta.
E com isso o cenário que podemos ver atualmente em nossa sociedade não é esse, pois podemos encontrar diversas pessoas que estão acima do peso e em alguns casos podendo chegar à obesidade.
Uma pesquisa que foi realizada pelo IBGE demonstra que quase a metade da população brasileira se encontra acima do peso tudo isso é uma consequência de não realizar uma dieta saudável, ter uma dieta de má qualidade, muitas pessoas chegam a ser sedentárias, pois não praticam exercícios físicos.
Outro grande risco que também estamos correndo quando não realizamos uma alimentação saudável é desenvolver doenças crônicas que não são transmissíveis como, por exemplo, o diabetes, obesidade, hipertensão e diversos tipos de problemas cardiovasculares.
Esse aumento de peso da sociedade se dá ao mau hábito alimentar onde não se consegue alimentos saudáveis e também não é realizado nenhum tipo de atividade física.
Então diante do cenário que vimos a sociedade foi necessário que tivesse essa mudança na pirâmide alimentar brasileira, essa mudança foi realizada para que as pessoas melhor adaptassem as suas dietas e também começarem a fazer o consumo de alimentos que são mais saudáveis para a saúde.
Em outro artigo aqui do blog iremos ver quais são os novos grupos alimentares, bem como quais são os nutrientes que fazem parte desses novos grupos, e também quais são as quantidade de calorias que devemos ingerir com base na nova pirâmide alimentar brasileira.